
Hoje vamos conversar mais um pouco sobre oclusopatia ou má oclusão.
Bem, para entendermos esses termos, vamos explicar o que vem a ser ocluso e patia. O termo ocluso é sinônimo de: encerrado, entupido, obstruído, cerrado, fechado, selado, tapado.
O sufixo patia que é a palavra que vem depois de ocluso, significa mórbido, padecimento, moléstia trazendo a ideia de doença. Como exemplo: psicopatia, cardiopatia.
A oclusão dentária é a relação entre as arcadas dentárias ao fechar a boca. Normalmente, os dentes superiores devem cobrir ligeiramente os inferiores, formando uma estrutura dentária perfeita.

A má oclusão ou oclusopatia dentária acontece quando há algum tipo de alteração nestas arcadas dentárias, impedindo um correto fechamento e afetando todo o mecanismo dentário (dentes, gengivas, ossos, ligamentos, músculos etc).
Dito isto, é sabido que muitas doenças sistêmicas têm repercussões bucais, no entanto, muitas doenças bucais podem agravar problemas sistêmicos já existentes e até provocá-los. Cefaleias, algias cervicais, dorsais e lombares podem ser exacerbadas na presença de oclusopatias.
A OMS – Organização Mundial da Saúde define a má oclusão ou oclusopatia como um conjunto de anomalias dento faciais que causam deformação ou impedem a função necessitando de tratamento.
Além disso, as classificam como a terceira maior incidência entre os agravos em saúde bucal, sendo hoje consideradas como problema de saúde pública com um número muito alto de pessoas atingidas.
Quando da necessidade de tratamento, quais os benefícios além da estética?
A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, adequada nutrição e saúde bucal.
Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular (ATM).
O paciente adulto poderá se submeter ao tratamento?
Sim. Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento.
Este pode ser mais lento e limitado, devido à falta de crescimento, problemas periodontais, perdas de elementos dentários e maior comprometimento das estruturas dentárias devido a próteses ou restaurações extensas.
Quanto tempo demora em média o tratamento?
É difícil de se prever o tempo de um tratamento ortodôntico, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.
É dolorido?
O tratamento ortodôntico, no início, causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista.
Para saber mais sobre o assunto, fale conosco:
Face em Foco • CRO 19.852
Rua Bom Pastor, 2224 – Conj. 601 – Ipiranga
São Paulo, SP
Tel.: (11) 2495-9440